Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Danças Folclóricas

QUADILHA

ORIGEM

De onde vem a quadrilha? Não há dúvida que ela chegou no Brasil através da França. O próprio pesquisador Mário de Andrade a define como “dança de salão, aos pares, de origem francesa e que no Brasil passou a ser dançado também ao ar livre, nas festas do mês de junho, em louvor a São João, Santo António e São Pedro. Os participantes obedecem às marcas ditadas por um organizador de dança. O acompanhante tradicional das quadrilhas é a sanfona”. Os estudiosos e pesquisadores musicais dizem que ela foi introduzida no Brasil no início do século XIX, com a vinda da Corte Real Portuguesa e com várias missões culturais francesas que estiveram no país na mesma época. A aceitação da quadrilha foi instantânea, transformando-se quase numa dança oficial de todos os saraus elegantes e, segundo relata Pereira da Costa em trabalho sobre folclore, publicado em 1.908, a quadrilha já havia chegado ao povo e se vulgarizado em 1.837.
Também Melo Morais Filho, no livro “Festas e Tradições Populares do Brasil”, afirma que a quadrilha já era tão popular em 1.853 que tinha se transformado numa dança de corporações profissionais, uma delas a dos barbeiros cariocas, que as executavam nas Folias do Divino. A observação de Melo Morais Filho é, por sinal, muito curiosa, pois fornece um dado importante de como a quadrilha chegou às Festas Juninas. É só olhar o calendário e observar que a Festa do Divino, em que se comemora o Espírito Santo, é celebrada muito próximo ao mês de junho e as datas dedicadas aos santos juninos. Por uma questão de aculturação simples, aquela dança, de forte apelo popular, rapidamente conquistou a imensa massa popular que já fazia das festas de junho uma das suas maiores manifestações. E a quadrilha chegou a São João, Santo Antônio, e São Pedro, para não mais deixar.

Ao assistirem os videos, fiquem bem atentos ao figurino e aos movimentos da coreografia.

Videos (trechos de danças):

Quadrilha Pinga Fogo (Ceará-Brasil)

Folclore de Portugal (Fandango)

Folclore da França (Can-Can)


Quer saber mais:

Núcleo Mineiro de Cultura Feijão Queimado

5 comentários:

Unknown disse...

Muito interesante os videos e a historia.É importante sabermos a origem da nossa cultura, o porque das danças dessa maneira...
Adorei!
Bom saber que este blog ira falar de coisas interesantes e que se depender do professor estara sempre atualizado...

Tres Poderes,Mariana c.costa
8F.

Fefêeh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fefêeh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Achei muito interessante esses videos e gostei de saber mais sobre o folclore brasileiro!!

esse Blog ta super legal!!!

Fernanda Rosario
nº14 8ªb

Anônimo disse...

Poxa de todos os videos o
Quadrilha Pinga Fogo (Ceará-Brasil)
foi o melhor , a historia postada tbm ficou show ,descobri bastante coisa sobre o folclore que eu nao sabia , ex:
a origem do folclore , a importancia dele na historia de todos os povos ,etc...

Eduardo Moreira
n°12
8ªB ou 9/01