Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Voleibol - Sistema 4x2 sem infiltração, com recepção em " W"

SISTEMA "4x2": este sistema, pode ser realizado “com” ou “sem” infiltração (jogador do fundo vai para a frente, após o saque, com o a finalidade de realizar o levantamento). Iremos abordar somente o “sistema 4x2 sem infiltração” com recepção em “W”.

Neste sistema, haverá sempre troca de posições, para que os alunos/atletas mais preparados para o levantamento estejam sempre protegidos, e portanto não recebam o saque (1ª bola), para que possam realizar o levantamento (2ª bola), na sempre na posição '3' (podendo ser em outras posições, apresentadas em niveis mais avançados), aumentando a eficiência do ataque. Abaixo os posicionamentos nos três primeiros rodízios, do sistema 4x2 sem infiltração, com recepção em “W”:

Legenda:

L=Levantador / A=atacante / 1-2-3-4-5-6= Número da posição naquela jogada;

* Linha de Correspondência: é uma linha imaginária, que orienta o posicionamento dos jogadores antes da bola ser golpeada pelo sacador. Esta linha deve seguir a orientação de ordem de posicionamento, sendo os jogadores da frente representados pelas posições 4(frente-esquerda), 3(frente-centro) e 2(frente-direita), e os jogadores de trás (fundo) são 5(atrás-esquerda), 6(atrás-centro) e 1(atrás-direita).
Cada jogador da linha de trás deve estar posicionado mais afastado da linha central do que o jogador da linha de frente correspondente e os jogadores da linha de frente e os da linha de trás, respectivamente, devem estar posicionados lateralmente (à direita e esquerda) na ordem indicada, sendo ‘3’ entre ‘2’ e ‘4’, ‘2’ à mais à direita do ‘3’, ‘4’ mais à esquerda do ‘3’, e o mesmo se repete nas posições de trás (fundo), como podemos ver na figura abaixo.

(Regra 7.4 – Posições, “Regras Oficiais do Voleibol – 2005/2008”)



** Rodízio: Quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores rodam uma posição no sentido dos ponteiros do relógio: jogador na posição 2 roda para a posição 1 para sacar, jogador da 1 roda para a 6, etc.

(Regra 7.6 – Rotações, “Regras Oficiais do Voleibol – 2005/2008”)