SISTEMA "4x2": este sistema, pode ser realizado “com” ou “sem” infiltração (jogador do fundo vai para a frente, após o saque, com o a finalidade de realizar o levantamento). Iremos abordar somente o “sistema 4x2 sem infiltração” com recepção em “W”.
Neste sistema, haverá sempre troca de posições, para que os alunos/atletas mais preparados para o levantamento estejam sempre protegidos, e portanto não recebam o saque (1ª bola), para que possam realizar o levantamento (2ª bola), na sempre na posição '3' (podendo ser em outras posições, apresentadas em niveis mais avançados), aumentando a eficiência do ataque. Abaixo os posicionamentos nos três primeiros rodízios, do sistema 4x2 sem infiltração, com recepção em “W”:
Legenda:
L=Levantador / A=atacante / 1-2-3-4-5-6= Número da posição naquela jogada;
* Linha de Correspondência: é uma linha imaginária, que orienta o posicionamento dos jogadores antes da bola ser golpeada pelo sacador. Esta linha deve seguir a orientação de ordem de posicionamento, sendo os jogadores da frente representados pelas posições 4(frente-esquerda), 3(frente-centro) e 2(frente-direita), e os jogadores de trás (fundo) são 5(atrás-esquerda), 6(atrás-centro) e 1(atrás-direita). Cada jogador da linha de trás deve estar posicionado mais afastado da linha central do que o jogador da linha de frente correspondente e os jogadores da linha de frente e os da linha de trás, respectivamente, devem estar posicionados lateralmente (à direita e esquerda) na ordem indicada, sendo ‘3’ entre ‘2’ e ‘4’, ‘2’ à mais à direita do ‘3’, ‘4’ mais à esquerda do ‘3’, e o mesmo se repete nas posições de trás (fundo), como podemos ver na figura abaixo.
(Regra 7.4 – Posições, “Regras Oficiais do Voleibol – 2005/2008”)
** Rodízio: Quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores rodam uma posição no sentido dos ponteiros do relógio: jogador na posição 2 roda para a posição 1 para sacar, jogador da 1 roda para a 6, etc.
(Regra 7.6 – Rotações, “Regras Oficiais do Voleibol – 2005/2008”)
43 comentários:
ééé, interessante mais complicado de se decorar kkkkk mais na hora da pra dar uma improvisada hoho;
Pedro Maia 8C
È um pouco difícil gente, mas é preciso saber porque além de cultura vc aprende coisas novas
credoo.. kee coisa complicada!!
Teem ke decorar isso mesmoo??
fesssoe eu vo fica locaaa
nao intendi nda
muito complicado
Professor, muito dificil! Nem decorando dá pra entender, mas nós tentamos né? rsrs
hum ...
complicado sim.
mas estava lendo os comentários e discordo do povo.
se decorarmos, chega lá e esquece tudo.
se a gente tentar entender, lendo e relendo, podemos enfim aprender e utiliza-lo futuramente.
;D
eu já imprimi tudo e enfiei dentro da mochila para ler amanhã na aula de E.F.
só Mérlin sabe como eu odeio essa minha dor que me faz ficar parada..
¬¬
aaanh. agora vou ver se leio alguma fic de Harry Potter antes de dormir.
'--
;*
Po professor, dificil, mas com um pouco de dedicação nos conseguimos...
valeu profassor.
Luan 8A
Nossa Professor complicado isso viu .!? Mais com as aulas agente vai entendendo mais a mais.
Poliana 8ºD
Fessô,q q é isso?
é bm mais facil na prática!!!!
vai ser um pokinho difícil essa prova né!!!
bjao
xau até amanhâ,dia da prova!!!
Marina De Castro 8ºA
è complicadoo, maas dá pra intender +/-.!
Keila 8ªA
Complicado.
Ae fessor, muda o layout do bloG.
faz uma <*head> simples ae,melhorzinha .
Marcello 8ªD *
aah nem é tão complicado assim' :)
daah pra inteender pelo menos uma parte ; ^^'
beeijo gnt :*
Marina Costa 8ªA
otavio 8ª A
muito dificio de entender professor
e nao da pra decorar mais esta otimo
ahaha
Dificil mas nao impossível !!
só num gravei os numeros,
é meio complicado.
Gabriel Victor - 3p - 8ªA - 14 anos
Aaah , complicado ée ..
mas se lermos com atenção daah pra intender umas coisinhaas !
^^
Boa sorte pra tdos !
BeeijO !
;D
Yasmin 8ªA
Pooxa professor , dificil demais esse trem ai , assim todo mundo vai afundar na sua prova , kkk'
È bem mais facíl entender com vc explicando , ta muito complicado
Fabíola Mara 8°C n°08
Bom dia!
Sou Rafael Letizio, da escola Santa Maria (SãoPaulo), estou na 7ª série (8° ano).
Gostei muito da explicação do sistema 4x2,apesar de ser um pouco complicado.
Gostaria de saber se o senhor poderia colocar uma explicação dosistema 6x0 ou 6x6 com ilustrações.
Obrigado!
todos disseram que é muito complicado mas é um sistema eficiente e muito fácil de entender gente pelo amor de deus deixem de preguiça e façam força nessas suas mentes porque esse sistema é muito simples e eficiente desse jeito vcs vão ter que estudar o sisteminha de "escola" 6x0 que é o mais fácil de usar. O professor de vcs tenque mandar esses sistemas mesmo pra vcs adquirirem vontade de estudo!
mas na verdade é um saco ter que decorar esses sistemas mesmo...e na hora do jogo intaum vixxx...
não entrendil nada
é interessante...mas complicado de jogar, tenho uma prova de educação física sobre esse sistema de jogo...Tomara que eu passo na prova!
vo me da mau na prova amanha!!!
nâo entendi nada
bAAA que coisa mais facil basta prestar atenção que tudo vai certo!!!!!!!!
bitoks!!!
muito facil eu estou fazento faculdade de educaçao fisica e muito facil decorar vc le um parte ate decorar dai vc passa pra outro simples
Pow professor to treinando esse sistema ha 3 semanas agora q aprendi um pouco hehe
Disculpa me envolver...
Esse sistema no começo é chato de mais, mas depois fica automático na mente. já tive ate vontade de sair da quadra.
-isso é chato pra caralho
bom eu entendi alem de algumas pessoas tao desprovida de inteligensia e acho bem divulgado para aqueles que nÂo entendem nada.
fala sério né galera... Difícil.. só tem troca de posicionamento de 3 com 2 e de 3 com 4.. como que é difícil.
Aff. gente comecei a fazer volei esse ano e ja ta na ponta "" da lingua isso dai, só precisa ser posto em prática !
infelizmente tenho que aprender essa merda pra prova de ed. física, é realmente um saco!
e bastante complicado ainda que tem que dar a aula pro prof e pors alunos aee fica dificil mais da pra improvisar na hora kkkkkk
nééé, calmaí que vou ler tudo de novo pela SEXTA vez pra ver se eu CONSIGO entender. minha nota na prova de amanhã vai ser uma beleza..
Na verdade é muito simples: é só rodar o rodízio tradicional do 6x0 mas com dois Levantadores em oposição. Quando um Levantador estiver na rede, o outro estará no fundo; quando um sair da rede, o outro entrará. A unica diferença é que o levantador não fica pregado na posição 3, como no 6x0, ele, quando está na rede, passa pelas posições 4, 3 e 2, ficando posicionado de maneira adequada para favorecer seu jogo (levantar a bola, dar o segundo toque) e ficar dentro das regras de posicionamento.
treinei isso hj, é complicado mesmo,mais até que começei a acostumar ;]
era mais facil se colocasse as letras e nao os numeros, os numeros tem que aprender depois dos numeros.
como é chato o vsalei po coisa de preto
Credooooooooooooo
Mt compicado, e ainda tem que decorar ):
Adorei!Muito maneiro me ajudou bastante no meu trabalho!
<3
gente isso é muito dificil.é muito dificil de decorar td...
Mas agora tamo pegando o jeito
bom no começo achei meio difícil mais agora estou tirando de letra!
oi eu sou o goku
Postar um comentário